top of page

LIBERDADE.....ONTEM....HOJE



"Liberdade,liberdade, abre as asas sobre nós..." mas o que é ter liberdade? Somos livres para fazer, pensar,dizer?

Expressar o que pensamos e acreditamos é exercer o direito ou, muitas vezes, é contrariar interesses, é opor-se, é criticar?

Mas afinal: o que é verdade? O que é liberdade?

Em tempos idos, liberdade era correr pelos campos, era andar pela cidade, era sentar na areia, olhando o reflexo da lua no mar...Era formar rodas de conversas na praça, em frente a casa, tomando um chimarrão com a vizinhança. Esses pequenos lazeres foram se perdendo com os tempos modernos, com a violência, com o medo...

As verdades aprendidas na infância, aquela defesa que era feita, calorosamente, nos diferentes momentos do dia a dia, foram sendo substituídos pelo emaranhado de acordos e conchavos. A palavra dita hoje, toma novas conotações, conforme interesses de uns e outros...E a liberdade de expressão perde-se na confusão de troca de conceitos .

E a dúvida continua...

Com tanta possibilidade de comunicação nos calamos pela falta de interpretação. Por quê? O que foi feito com nossa capacidade e direito de dizer, de contrariar, de expor?

E a liberdade de ir e vir? A insegurança coloca grade em nossas portas, transforma a rua em espaço de ninguém, nos tornamos cidadãos sem voz, sem vez.

E no mundo dos conectados somos, nada mais que fantoches em busca de pequenos prazeres que nos estão sendo negados: passear ao luar, sentar na soleira da porta, deixar aberta a janela para ver os raios prata da lua...Discutir ideias, expressar sonhos, falar do passado sem ser antiquado, acreditar no futuro...

Afinal...Poesia, liberdade e verdade andam de mãos dadas.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page