top of page

SEU FILHO OU FILHA É AUTISTA ?

Atualizado: 18 de abr. de 2023

COMO NÃO SE DESESPERAR NO MOMENTO QUE VOCÊ DESCOBRE QUE SEU FILHO(A) É AUTISTA ?



Este é um momento muito difícil para os pais e, no meu caso, como psicopedagoga, também é um momento muito delicado. Dizer para os pais que o seu filho é autista, é

na cabeça deles, uma sentença de pouco desenvolvimento e muitas situações problemáticas.

Você é pai ou mãe e está vivendo este momento?


Não se desespere. Siga as orientações, a seguir, construídas através da experiência na clínica.

Orientação nº1: CONHEÇA O AUTISMO

Segundo os estudiosos no assunto, o autismo é um transtorno um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e no comportamento. É caracterizado por diferentes expressões fenotípicas que variam em sua intensidade, sinais e sintomas (SCHWARTZMAN et. al., 2011). No entanto, apresentam similaridade em interações sociais e interpessoais, interesses obsessivos a certos assuntos de forma estereotipada e repetitivo.

Segundo SUNAKOZAWA, Vitória Rossi. MATHIAS, Letícia Isabela Silva de. VIDOTTI, Márcia Zucchi. Autismo: importância do diagnóstico precoce "A etiopatogenia envolvida é parcialmente obscura, porém os estudos apontam para a multifatorialidade. O componente genético envolvido foi observado a partir de comparativos entre irmãos (SCHWARTZMAN et. al., 2011); (SADOCK et. al., 2017). Além disso, existem outros fatores ambientais e de exposição materna que podem implicar no desencadeamento do distúrbio, como: infecções na gestação (toxoplasmose, sífilis, varicela, caxumba, rubéola, citomegalovírus, herpes); uso de álcool (síndrome alcoólica fetal) e fármacos (anticonvulsivantes e talidomida) (SCHWARTZMAN et. al., 2011). Contudo, muitas dessas observações necessitam de estudos experimentais adicionais."

Simplificando todas estas informações científicas, o que temos que entender como pais e demais familiares, que a criança é um "indivíduo", no seu sentido mais profundo, ele é único, com comportamento diferenciado, com inúmeras capacidades, inteligentes, que em alguns momentos terão um comportamento diferenciado.


Orientação 2:PROCURE UM PROFISSIONAL QUE CRIE UMA RELAÇÃO PROFUNDA COM TEU FILHO(A)

O importante para auxiliar no desenvolvimento do autista é a relação que o profissional irá construir com ele. De preferência a uma psicopedagoga que não apenas dê valor para a a leitura ou escrita, mas sim que busque o desenvolvimento de outras habilidades, pois nem todos irão se alfabetizar, mas podem se realizar através da pintura, do artesanato, da produção de alimentos, da música, etc.


Orientação 3 : UM EXEMPLO DE CASO PARA VOCÊ NÃO COMPARAR E NEM CRIAR RÓTULOS

Em um dia de atendimento, compareceram no consultório, a mãe, o pai e a menina B. No momento da anamnese, enquanto os pais relatavam o por que da procura pelo atendimento, "B"foi fazer o reconhecimento do espaço e começou a brincar com as bonecas que estavam disponíveis. Aparentemente a menina não demonstrava nenhuma característica de algum distúrbio mais significativo.

agosto e a menina "B" não demonstrava nenhuma aprendizagem das letras e nem dos números.

Para minha surpresa, o diagnóstico final, a partir de um mês de atendimento, foi constatar que "B"era autista e a característica marcante do autismo estava ligada a alimentação. A família desde o momento do desmame, na introdução da alimentação, sofria pelo fato de "B" não ingerir nenhum tipo de fruta e nem de alimentos úmidos ou pastosos. Apenas alimento secos, tipo bolacha, biscoito e no máximo um arroz seco.

Na verdade, o problema não era em si a alimentação, mas sim a mudança de comportamento, de sabor, de não saber ler para ser leitora. Havia um bloqueio no ato do fazer diferente.

a cada ação. Trabalhamos com tinta, argila, frutas, odores, sabores(estes aceitos de forma muito restrita). E, de repente, "B"começou a ler as vogais, pequenos encontros vocálicos e, na avaliação da escola, após 40 dias, demonstrou domínio da escrita e da leitura no nível exigido pela professora. Como um passe de mágica ela rompeu o comportamento que evitava o seu desenvolvimento. A questão alimentar foi aos poucos melhorando, sendo ainda por muito tempo o aspecto mais difícil de ser transformado.

Orientação 4:OLHE SEMPRE PARA AS POTENCIALIDADES E CAPACIDADES DE SEU FILHO.

Se você está vivendo este momento, acredite que o amor faz milagres e procure sempre valorizar as conquistas de seu filho e proporcionar o desenvolvimento de atividades que fortaleçam as potencialidades.

Tire do coração o medo. Não dê lugar aos sentimentos que lhe roubam a paz.Pense positivo, tenha fé. No caminhar da vida nem sempre o caminho será leve, mas Deus nos dará os sapatos adequados.


Comments


bottom of page