top of page

SOU UM ADULTO QUE PASSA MUITO TEMPO DO DIA DISTRAÍDO, ESQUEÇO ALGUNS COMPROMISSOS E ME DESISTIMULO

Calma, não se recrimine. Estudos revelam que 4,4% dos adultos apresentam estes sintomas durante a realização de suas atividades cotidianas.

Vamos aproveitar este momento para fazer uma autoanálise, pois se a pergunta acima, tem a ver contigo, em alguns dias de tua rotina, é importante que leias este texto até o fim.


Com certeza já ouviu, leu ou conheces alguém que foi diagnosticado com TDAH:TRANSTORNO COM DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Em geral, o diagnóstico é feito logo no início da vida escolar, por orientações das escolas.

TDAH é um distúrbio neurobiológico, de causa genética e que acompanha o indivíduo por toda a vida. Os principais sintomas são a impulsividade, inquietude e desatenção. Estudos científicos demonstram, que a parte frontal apresenta alterações de conexão com o restante do cérebro. Isto acontece devido a alteração no funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios). E, justamente, esta parte do cérebro é responsável pela inibição dos comportamentos, pela atenção, pelo planejamento, memória, autocontrole e organização.

QUANDO E COMO PODEMOS SUSPEITAR QUE NOSSO FAMILIAR É PORTADOR DE TDAH?

Nos dias atuais, com as pesquisas e descobertas dos cientistas, com a orientação de pediatras e pedagogos, o diagnóstico acontece cada vez mais cedo, o que é muito importante, pois atividades específicas, medicamentos e orientação planejada, ajudarão a evitar as consequências do distúrbio, que vão desde a reprovação escolar ao uso de drogas, a dependência do álcool e insucesso profissional.

Mesmo sendo um distúrbio que já está presente desde o nascimento é possível, ter certeza de um diagnóstico de forma segura, entre 5 ou 6 anos. Isto acontece, porque é indispensável que o comportamento da criança deve apresentar as características, em diferentes ambientes e em diferentes momentos. Um dos espaços mais importante para um diagnóstico seguro é a escola. É nela que as características são potencializadas.


UMA HISTÓRIA REAL: O DIAGNÓSTICO DE TDAH ACONTECEU AOS 34 ANOS


Era uma vez um menino lindo, travesso e que sempre demonstrou uma tendência a muitas relações, de muitos amigos e de atividades intensas e agitadas. Ao entrar na pré-escola nunca demonstrou dificuldade em realizar as atividades propostas, porém era perceptível que, na realização de atividades que exigiam mais atenção e persistência, o interesse e a qualidade do trabalho já apresentavam pouco rendimento.

Durante a vida escolar, da educação fundamental ao ensino médio, nunca houve reprovação, porém o rendimento sempre foi mediano, alcançando uma média de 70 %. Ao chegar à faculdade e criar independência, com o primeiro emprego, foi o momento em que começou aparecer de forma mais evidente as características do TDAH, mas que somente depois de muitos anos, foi diagnosticado. Houve durante toda a idade adulta, até os 34 anos, muita troca de empregos, pois após o domínio das atividades a serem realizadas, quando o trabalho se tornava rotineiro, começava o desinteresse e o stress, fazendo com ele pedisse a demissão. Quando virou proprietário de empresa, a falta de planejamento, o autocontrole e a organização ficaram mais evidentes, o que determinou muitos problemas financeiros e psicológicos. Neste período, sua mãe (eu) já atuava como psicopedagoga e acabou fazendo alguns testes e constatou que a causa de tantos tropeços, era causado pelo fato de ser portador de TDAH, que nunca havia sido diagnosticado.

Hoje, após 8 anos do diagnóstico, muito acompanhamento com psiquiatra e a ingestão de medicamento, é possível perceber que está havendo um maior controle de suas impulsividades, criou técnicas de organização e planejamento, para não faltar com seus compromissos e, está melhorando sua condição econômica e se tornando um verdadeiro exemplo para suas filhas.

Esta história real, mostra claramente o quanto, se na época, 40 anos atrás, houvesse o conhecimento, na ciência e na medicina, destes distúrbios e, se a escola estivesse preparada para atender e ajudar a diagnosticar os distúrbios de aprendizagem e de comportamento, quantas pessoas teriam tido uma vida melhor e um sucesso garantido em todos os sentidos de sua vida.


Se você tem um familiar com uma história similar ou que tenha problemas com álcool e droga, procure auxiliá-lo, buscando ajuda para descobrir a causa, pois o que se percebe são as consequências e a causa pode estar em um distúrbio que pode ser tratado.


Nunca é tarde para buscar ajuda e mudar a sua história.

Conte comigo.

Entre em contato.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page