top of page

VOCÊ SUPEROU UM DESAFIO HOJE?

DICA: SIGA O EXEMPLO DE UMA JOVEM


UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO QUE MUDOU A REALIDADE DE UMA JOVEM.

Existem pessoas que são capazes de transformar a própria história de tal forma, que nem mesmos os mais renomados estudiosos são capazes de explicar. Sabe-se hoje, que a plasticidade cerebral, a capacidade que o cérebro possui de se modificar de acordo com a necessidade, estímulo e ambiente, pode permitir que habilidades e capacidades perdidas, sejam recuperadas por pessoas que sofreram alguma doença ou trauma.

O caso que relato a seguir, merece ser compartilhado, pois demonstra a história de uma moça, hoje com 22 anos, que superou as adversidades e serve de exemplo para muitas pessoas.

Ao receber a paciente, em uma consulta psicopedagógica e, fazer a análise dos exames apresentados no decorrer da anamnese, alguns exercícios e, principalmente pelo depoimento da paciente, concluí que a paciente era portadora de sequelas celebrais, adquiridas a partir de meningite, aos 3 anos e de crises convulsivas até os 10 anos de idade.

Fazendo uma análise sequencial de todos os exames foi possível observar que houve uma melhora significativa no desempenho cerebral, porém a paciente, é comedida de alterações de sinal por sinal T2e Flair na substância branca do cérebro, relacionada com a leucomicroangiopatia e tem diagnóstico de púrpura trombocitopênica imune. Também, é portadora do transtorno do processamento auditivo central com alteração de padrão tipo A (associado a transtornos de leitura e/ou escrita) o que ainda é bastante sentido e determina limitações no acompanhamento de relatos ou explicações. É também possível afirmar que a paciente é portadora de dislexia, adquirida como sequela, apresentando dificuldade de leitura (ainda em muitas palavras em nível silábico), esquecimentos momentâneos de palavras e nomes, vocabulário restrito, dificuldade de memorização e comprometimento da fala.

Assim como eu, você está imaginando que a moça não consegue trabalhar, ler, escrever e cursar uma formação acadêmica.

Surpreenda-se! A moça está cursando PSICOLOGIA, em uma Universidade renomada. Apresenta bons resultados na aprendizagem e avaliações. Para isso, ela realiza duas ou três vezes a leitura de um mesmo texto, para um real entendimento e, quando na dúvida da escrita, utiliza o celular como recurso. Demonstra um bom domínio na utilização do computador e nos aplicativos indispensáveis para acompanhamento do curso.

Por incrível que pareça, ela trabalha na universidade, emprego conseguido por ser PCC, no setor financeiro em atendimento aos universitários.


ENTENDENDO A MENINGITE


A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro, protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central geralmente causada por uma infecção, que pode ser bacteriana ou viral. As meningites bacterianas são mais graves e em geral deixam mais sequelas.

As sequelas neurológicas mais comuns e ocorrem em cerca de 20% dos pacientes, segundo Denise Cardoso das Neves -professora assistente de pediatria da UFRJ, têm um espectro amplo, como perda auditiva, alterações do desenvolvimento como paralisia cerebral e retardo mental. A paralisia de membros, principalmente os inferiores é de alta ocorrência, podendo em muitos casos ocorrer amputação de membros.

É uma doença que pode ser evitada através da aplicação de vacina, desde os dois meses de idade, que é a melhor e única forma de exterminar a doença no país.

Sem dúvida, que com programas de saúde pública eficientes e com consciência dos pais e familiares da importância da vacinação, é possível que não se tenha mais que presenciar o sofrimento de pessoas que foram acometidas pela meningite.


O QUE DETERMINOU A SUPERAÇÃO DAS INCAPACIDADES HERDADAS DA MININGITE?

Entende-se que superação é o ato de vencer um desafio e alcançar uma vitória. A superação faz parte da vida, desde o nascimento, pois o primeiro desafio é respirar pela primeira vez ao sair do ventre das mães.

Na verdade, diariamente se é desafiado a superar adversidades, ao realizar tarefas ou confrontar com as próprias emoções, porém são desafios não tão significativos.

Mas o caso da paciente da história, que até os 10 anos sofria de convulsões constantes, não podia frequentar a escola de forma regular, não pronunciava as palavras corretamente, estando ainda na linguagem silábica, tinha dificuldade de andar, apresentava dificuldades de ouvir, memória deficitária, o desafio a ser vencido era enorme, quase que improvável. Imagina que aprendeu a ler, com compreensão, no início do ensino médio. Porém, ela escolheu a superação como caminho.

Para ela, a superação representa a descoberta do poder, que todo o ser humano tem, de aprender com os erros e redefinir novas ações e metas.

A grande qualidade da paciente na superação das sequelas de forma tão surpreendente foi a RESILIÊNCIA, pois ela realizou o enfrentamento as dificuldades, que não eram poucas, de forma positiva, sem permitir que a frustração a dominasse.

Pessoas como ela, altamente resilientes, apresentam uma curiosidade genuína, vivem em constante aprendizado, tem uma autoestima e autoconfiança forte e consegue expressar seus sentimentos.

O que melhor a define: EU QUERO SABER MAIS E FAZER MELHOR. UMA VITORIOSA



O QUE SE PODE APRENDER COM ESTA MOÇA MAGNIFICA?

Que em cada experiência haja aprendizagem e a vitimização se extingua. Tem-se de aprimorar a capacidade de transformar uma situação que é emocionalmente nociva para a maioria, em um combustível para si próprio. Seja tolerante com a incerteza e a ambiguidade, pois será capaz de gerar estabilidade ao caos.


PENSE: EU POSSO. EU QUERO. EU CONSIGO.


Comments


bottom of page